May 10, 2010

Pássaro novo

Sei que muita gente pode ver como uma grande desvantagem o fato de ainda não ser tão preparado para certas coisas na vida. Mas também pode ser uma vantagem, viver tudo como se fosse a primeira vez, sentir mais fundo porque ainda é sensível. Tudo deslumbra mais, excita mais, alegra mais, machuca e dói mais porque é novo. Isso é vantagem porque... bom, parece que as crianças se divertem sendo assim, não? A pele do coração não é tão grossa, ainda não decorou tudo que dá choque ou que não dá - sem falar que talvez até ache o choque legal, naquela fissura de subverter as coisas... Não sei dizer se viver desse jeito é decorrente da falta de experiências que ensinem ou se é só por ter um ponto de vista diferente em relação às coisas da vida (e uma memória precária). Se acreditasse em vidas passadas, poderia até pensar que tô aqui pela primeira vez, tenho alma nova. E se a vida é uma só pra mim, melhor sentir tudo no 220v. Ou não?
novo
*******
Eu deveria me proibir de ver Antes do Amanhecer/Antes do Pôr-do-Sol. São lindos filmes de pura DR, eu me identifico com tanta coisa e concluo que 1) o pessoal do filme também pensou em tudo aquilo pra fazê-lo e 2) um zilhão de outras pessoas também devem se identificar com o que é discutido ali, o que me faz sentir 1) inserida e 2) perturbadoramente igual a todas essas pessoas. Somos todos bichos pós-modernos, com as mesmas questões existenciais e nenhuma resposta, falando, falando, vagando e falando... muitas vezes sozinhos. Meio difícil encontrar alguém com paciência de escutar e debater no ônibus ou no trem.
*******
E aí pensei na minha mania de dar o benefício da dúvida pra pessoas... Não consigo parar de pensar no outro lado que eu ainda não conheço ou vislumbrei muito pouco, mas que, por cisma ou intuição, eu SEI que existe. Carinho, dedicação, amor e um monte de valores muito bonitos e puros que serão dedicados à quem quer que seja no momento certo, mas que eu não tenho acesso. Posso até ver o contrário na superfície mas isso tudo... eu SEI que existe. E não há como provar se é verdade ou não. Isso me perturba. MUITO. Sério. Vou até xingar no Twitter...