January 23, 2011

Um aniversário

Jimmy Page, The Edge e Jack White se encontraram no dia 23 de janeiro de 2008, exatamente há 3 anos, para a jam session que integra o meu documentário favorito, À Todo Volume ou It Might Get Loud, de Davis Guggenheim. Fora a epicidade que foi esse encontro, e o tema - a guitarra elétrica, com quem os músicos tem essa bonita história de amor do rock -, esse filme é uma aula de técnica de documentário. Ele usa vários artifícios para contar e costurar a história: entrevista, imagens de arquivo, viagens a lugares importantes do passado, animação, e o Little Jack White (melhor ver pra entender).
The Edge, nerd e meticuloso. Jack White, aficionado e marrento, que abaixa a crista na presença dos outros. Jimmy Page, vibe professor, dinossauro do rock.
Vi no cinema. Um cinema de rua antigo, e eu queria cantar junto. É um filme tão feliz. É vergonhoso como o U2 me empolga. Na volta, uma das únicas vezes em que vi alguém "sonorizando" o ônibus com uma música decente no celular: um casal ouvia "Steady As She Goes", do Raconteurs. Contagiados. Rock é amor.