January 12, 2011

Introducing: Rilo Kiley & Jenny Lewis

Desde o começo do ano passado estou pra escrever um post sobre a Jenny Lewis, abordando seu trabalho solo e com a banda Rilo Kiley. Cheguei a separar as minhas músicas favoritas dela no Twiturm, mas, talvez por não gostar muito do player dele, acabei não postando. Vez ou outra eu falo dela aqui, incluí duas de suas músicas nessa mixtape, porém era preciso dar mais espaço...
Não é difícil convencer ninguém a dar uma chance à Jenny. Observe:
Fora isso, ela tem uma voz linda, uma presença de palco doce e simpática... Na infância ela era atriz, trabalhando mais na TV. Continuou atuando aqui e ali até 1998, quando foi formado o Rilo Kiley.
Carla Gugino e Jenny Lewis no filme "Confusões em Beverly Hills".
Rilo Kiley é considerado indie rock, indie folk e country contemporâneo. É uma mistura de tudo isso, mais country nos primeiros álbuns, mais variado no último, Under The Blacklight, de 2007.
E foi nessa turnê que eu tive oportunidade de vê-los ao vivo, no 9:30 Club em Washington, DC. Eu não conhecia tudo deles, mas eles tocavam bastante. Queria muito ir, mas não queria ir sozinha. Então comprei dois ingressos e coloquei um anúncio no Facebook perguntando que gostaria de ir também. Uma colega de curso topou, e fomos nós. Que momento!
Rilo Kiley: eu fui.
E recentemente descobri que um dos shows dessa mesma turnê foi gravado pela NPR (rádio pública americana) e está disponível na internet. Então... se você quer ouvir o que eu ouvi em 2008 (e mais várias vezes desde semana passada), fique à vontade:
E a Jenny também tem um trabalho solo. Em 2006 ela lançou um álbum com a dupla de country gospel The Watson Twins. Rabbit Fur Coat é country folk, "soul de olhos azuis", com letras autobiográficas e espiritualizadas. O show no 9:30 Club dessa turnê também está disponível na NPR. Se você curte, cá está:
Em 2008 ela lançou Acid Tongue, com participações de M. Ward e Zooey Deschanel (a she e o him do She & Him), Elvis Costello e Jonathan Rice (namorado dela), ainda com no estilo folk-rock-country.
Prontinho, e agora é só dar play e ver - ou melhor, ouvir - se curte.

1 comment:

Anonymous said...

eu posso ser suspeita pra falar pq sou amiga da nat e tals, mas GENTE, jenny lewis é daquelas ruivas que vc leva pra vida sabe??? linda, fofa, voz boa, banda boa.. o que mais se pode querer???? sem papo indie-forcação-de-barra, OUÇAM e se permitam apaixonar por ela. não vai falhar.

Post a Comment