November 10, 2010

Street Art

Outro dia vi o doc "Exit Through The Gift Shop" (2010) sobre Street Art, estrelando Shepard Fairey, Banksy e Thierry Guetta, AKA Mr. Brainwash. Não sei o quanto do doc é real, já que o Banksy é uma figura misteriosa e dada a trollagens, mas é maneiríssimo. E é narrado pelo Rhys Ifans.
Pelo sim ou pelo não, a história se desenrola assim (sim, eu vou contar o filme, se não topar ler pode só ver as figurinhas, não tem problema) : Thierry Guetta tem uma fixação por filmar tudo em sua vida. Tudo. Um belo dia descobre que seu primo é street artist e começa a filmá-lo em ação. Daí conhece Shepard Fairey e o acompanha, na prerrogativa de fazer um documentário. Em contato com vários grafiteiros e artistas daquele meio, todo aquele atoron perigon, todo aquele frisson I-like-to-move-yes-I-move-in-the-night... 
Ele é o cara que fez esse cartaz, mes amgs...
Parece familiar? Sim, é dele a capa do novo dos Stone Temple Pilots:
A meta de Thierry virou entrar em contato com o street artist mais boladão do momento, o cara que ninguém sabe quem é e que virou uma sensação na Inglaterra por estar em todo lugar com imagens contestadoras e irônicas à sociedade: o glorioso Banksy!
Ele colocou isso no muro que delimita Gaza. Só isso.
E Thierry conseguiu, acompanhando Banksy e sua equipe em ação por aí, algo que eles nunca haviam permitido. Mas havia um buzz em ebulição sobre a street art, e esse tipo de documentação pareceu apropriado. Logo Banksy expôs nos EUA, e eles viram os preços oferecidos pela arte de rua subirem à 10ª potência. O hype conquistado por Banksy deu a toda aquela galera um status estratosférico - e inesperado. Arte de rua começou a vender que nem água nos leilões, saindo das ruas e ganhando galerias e paredes de ricaços.
Enquanto isso, o "documentário" de Thierry não saía. Já amigos, Banksy reconhece a dificuldade do cara e sugere que ele, que já começara a flertar com a arte, se dedicasse um pouco mais, para sentir na real o que é aquele meio. Só que Thierry já estava dentro daquele meio. Ele o viveu por anos, documentou tudo, captou influências e aprendeu a jogar o jogo. Embarcou numa trip de fazer seu alterego (o tal "Mr. Brainwash"), decidiu inveredar pela abordagem ao mundo das celebridades, contratou uma crew profissa pra executar seus planos megalômanos, deu CTRL+C/CTRL+V em tudo que ele absorveu dos outros artistas... uma especíe de Lady Gaga da street art, juntou tudo no liquidificador, montou uma exposição-show escalafobética e ganhou os TUBOS.
Ele também fez capa de cd, a última coletânea da Madonna:
E os amiguinhos artistas-roots ficaram abobalhados com o monstro que haviam criado. E o que se tornou a arte de rua, sugada pelo hype, pelo consumismo e pela sua reprodução em fórmulas (daí o título do doc "Saída pela loja de souvenirs")? O que é a vida, o que é a morte, o que é o amor, o que são os valores? E é isso. Fiquemos com essas perguntas...