October 25, 2010

Romantic dramatic film

Tenho um pouco de alergia a filmes românticos. Só costumo ver quando passa na TV a cabo, se eu não estiver com forças de encarar algo mais consistente. Tem uns em que a bestice chateia mais do que distrai. Fórmulas repetidas, gente fazendo o mesmo papel em todo filme e aquele final feliz forçado, desafiando a realidade. Não quero dar spoiler mas justamente pela não-forçação do fim que um dos meus filmes favoritos é "Nosso Amor de Ontem" (The Way We Were), que eu vi pela primeira vez há uns 7 anos e costumo rever toda vez que passa.
 O filme é de 1973, foi dirigido por Sidney Pollack e estrelado por Barbra Streisand e Robert Redford (muito mais gato do que o Brad Pitt jamais foi). Eu não sei dizer o que esse filme tem de mais -- uma das cenas de sexo mais risíveis que eu já vi? --, só sei que gosto da história dessas duas pessoas muito diferentes que tentam ficar juntas. Ela, por enxergar nele um potencial que nem ele mesmo conseguia enxergar. Ele, não sei bem por que, já vi várias vezes e ainda acho um pouco forçado ele ter começado a ficar com ela. Na vida real acho que nem isso. Talvez seja por ela gostar tanto dele, lhe fazia bem ao ego... A moral da história: o quanto conseguimos mudar por quem amamos, o que realmente vale a pena mudar, e o quanto estamos realmente dispostos a lutar para que dê certo? Pra certas pessoas, o caminho escolhido é simplesmente o mais fácil.
Acho mal interpretado como filme romantiquinho. Na verdade, são 2h de uma arrastação de asa pesada por parte da Barbra, o gera um clima bizarro, no melhor sentido da palavra. Aliás, já vi 4 filmes com a Barbra. Em todos eles ela fez o mesmo tipo de papel e só no mais novo consegui se dar bem (acho que aprendeu, depois de todos esses anos). É o papel de uma mulher diferente das outras. Bonita, mas não de modo convencional. Com personalidade forte, acaba se valendo de outros atributos pra se destacar -- ela ou é muito engraçada ou muito inteligente ou muito determinada. As suas atitudes e escolhas acabam sendo intimidadoras. Difícil demais, complexo demais, todas essas bullshits.
Minha cena favorita. Dá uma peniiiiinha... Ela luta demais e leva tudo muito a sério. Mas também, olha só o que ela pode conseguir: