October 26, 2010

A minha review anti-hype do Arcade Fire

Olha, estou trollando de boa vontade qualquer site indie-hype-hipster-cult-moderninho de música que afirma com uma propriedade tirada de não sei de onde o que é bom, ruim e o que é fantásticamente insuperável nunca-antes-na-história-desse-país houve ou haverá coisa melhor do que aquilo que decidiram ser o hype-must do momento, o que no caso é o novo álbum do Arcade Fire, "The Suburbs". A boa é que esse álbum é o melhor do ano e que nada vai superá-lo, qualquer elogio é chover no molhado, pois não há mais elogios disponíveis no dicionário para se referir a ele. Depois de trollar essa presunção besta à uma das bandas mais "leite-com-pêra" que eu já conheci, decidi dar uma chance e peguei o tal álbum pra ver qual é desses "suburbanos" (sempre lembrando que suburbano americano é tudo criado com Ovomaltino, ao contrário daqui...).
O álbum é bom? Sim. É o melhor do ano? Não acho. Logo esse ano que foi "super mara" pra música, tanto álbum legal veio e ainda vem... Em "The Suburbs", lá pelo meio rola uma canseira, você já se perdeu, acha que está ouvindo a mesma música há 3 músicas. Além disso, parece que há um medo de ser pop (ou uma vontade imensa de ser magalomaníaco), o que acaba por prejudicar o potencial de várias canções. Minha mente de editora fica determinando pontos de corte das músicas. São longas demais, começam bem e se arrastam. É como se alguém fizesse um "radio edit" a coisa ia ficar muito mais dinâmica. Se elas tivessem entre 3 minutos, ia dar aquele frisson de ouvir no loop, MAS NÃO, tem que ser firuleiro, né minha gente? Tem gente que gosta. Gente de site hype parece gostar muito, faz review que parece que quer oferecer o corpo a sacrifício pro Arcade Fire, ou como se tivesse ganhando muito pra isso...
Ao todo, me deu a impressão de que esse álbum tocaria numa boa na Antena 1 em 2020, e isso não é necessariamente ruim. Ouvi mais de uma vez, com muita boa vontade, e só curti as duas primeiras músicas. São realmente muito boas. Ainda mais se ouvidas uma depois da outra, já que formam uma sequência indissociável (aliás, o álbum é todo ligado, curti. Pessoal tem feito isso pra inibir que a gente baixe mp3 pingadas, que ache graça em comprar o álbum e tal. Mas aí tem o Torrent, né? E a gente baixa tudo, porque essa suburbana aqui tá com pouca grana pra comprar leite-com-pêra).
Playa:
E qual é o melhor álbum do ano? "Brothers", do The Black Keys, mas essa é só a minha humilde opinião...