April 22, 2012

Vitrola

Adoro esses vídeos de música que colocam a vitrola pra tocar. Além de quase sempre terem melhor qualidade de som (depende também de como foi gravado), não é simplesmente mais um vídeo no YouTube com uma figura do artista, só pra podermos ouvir a música. É toda uma coisa... a vitrola rodando, o som da agulha trepidando e ah, a nostalgia. 
Minha família foi early adopter do CD, esse que também já tá ultrapassado. Meu pai comprou importando um player, e uma grade para 100 CDs, enquanto só tínhamos um. Ele era ligado ao som, com vitrola, e assim foi de 90 à 95, quando a grade pra cds estava completa, e a vitrola doada, ou sei lá o que foi feito com ela. Não tive participação na decisão, até porque, um ano antes, ainda tinha ganhado LPs. No fim de 95 eu pedi um CD de amigo oculto e ganhei em LP, tive que ir com meu pai à loja trocar.
Não lembro se fiquei triste. Hoje fico porque sei que meus pais tinham LPs bem históricos. Os da minha mãe, conseguimos guardar. Uns meus também, mas eu tinha poucos que valiam além dos da Xuxa que já foram pro saco. Trilha sonora de Vamp, LP do Seu Boneco. Minha mãe tem Elis e Rita Lee, e até hoje choramingamos a perda de um LP dos Mutantes ("Divina Comédia", sumiu misteriosamente lá por 93).
Não tenho intenção (grana) de comprar uma vitrola usb dessas. Mas acho bonito.
Esse vídeo posiciona o LP perto da vitrola, formando uma cena linda. E a música, idem. Vale ouvir todo o The Sounds of Silence nos videos desse mesmo usuário.