January 19, 2012

Mas o que é cinemagraph?

Descobri recentemente que o nome de ums GIFs sofisticados é cinemagraph, pois são feitos com uma técnica um pouco diferente de um GIF normal. Vi alguns trabalhos da fotógrafa Jamie Beck (recomendo muito o seu tumblr) e do tumblr IWDRM, que se apresenta como uma galeria de stills vivos de filmes.  Às vezes chega a ser assutador, mas sempre fascinante.
Jamie Beck
O personagem Norman Bates, de Psicose.
Como eles têm muita qualidade de imagem e um senso perfeito de loop, não é tão fácil fazer um desses. Para quem já sabe fazer um GIF animado no Photoshop (com a tela de Animação ativada), é mais fácil. Confesso que fiquei um pouco confusa quando comecei a pesquisar tutoriais, mas com um tempinho de dedicação a coisa fluiu. O mais difícil se torna achar uma situação em que fique legal montar um GIF com essa técnica, algo que fique bem paradinho e com um movimento leve para dar o impacto. Acabei usando meu gato como cobaia e consultei as seguintes fontes:
  • Se você não tem o Photoshop CS5 32 bits, há como dividir um vídeo em frames por outros programas. Esse link explica como fazer isso em outro programa e no Photoshop e explica como então montar um cinemagraph. Esse tutorial foi a minha base pra aprender o diferencial que essa técnica tem, que é o frame estático e a máscara que vai permitir a animação:  http://fernandojbaez.com/cinemagraph-tutorial/ 
  • Seguindo esse tutorial, eu tive um pouco de dúvidas quanto a trabalhar com máscaras no Photoshop, então assisti esse vídeo, que é bem sucinto. Ele está em inglês, mas tenho certeza que devem ter outros em português: 
E é isso, fiz uma primeira tentativa, mais demorada, e depois mais outra, quem foi o GIF que eu achei mais satisfatório:
Primeira tentativa
Segunda tentativa
É isso, seguindo os passos, sai. Não desista, futuque mesmo, que uma hora sai! Se quiserem me pedir ajuda, é só gritar...
E gostaram dos meus cinemagraphs? :)