March 30, 2012

Brasileiro: um deselegante?

Esse texto também saiu no YouPix.

Uma novidade movimentou o Facebook há mais ou menos uma semana: criaram um app que nos permite publicar gifs em nosso mural. Sim, gifs! Enquanto íamos descobrindo todo o comofas dessa novidade, várias pessoas começaram a se manifestar contra, com mensagens de ameaça ("vou dar unfollow em quem postar gifs") e de apavoramento, ("OMG tava demorando para isso aqui vai virar o Orkut!!!"). 
Com isso, a galera indignada passou a dar razão a uma suposta entrevista que Mark Zuckerberg teria dado à CNN, em que afirmava estar "triste com o comportamento dos brasileiros no Facebook". A tal reportagem ainda atribuía a seguinte frase à Mark: "Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema."
Nada disso era verdade, e o site onde isso foi publicado é um daqueles de "notícias de mentirinha". Mas o fato é que muita gente não desconfiou da veracidade da notícia porque provavelmente acharam a história bem plausível, e associou isso à uma imagem bastante estereotipada do Orkut (gifs brilhantes, imagens de flores + mensagens positivas, e músicas bregas que começam a tocar automaticamente) na lembrança. 
Só que, por mais que a gente concorde que coisas como sons tocando automaticamente sejam bem ~deselegantes~, desde quando o uso que o brasileiro faz da internet e suas ferramentas é pior do que o de qualquer outro lugar do mundo?
Complexo de Vira-Lata
O escritor Nelson Rodrigues cunhou essa expressão há décadas, para se referir ao trauma pela qual a nação passou quando a seleção brasileira foi derrotada pelo Uruguai em casa, na Copa de 50. Mas o #mimimi não ficava só no futebol. Nelson afirmava: "Por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo". 
Essa auto-estima baixa faz com que a gente sempre se veja como o pior do pior do mundo. Só que esquecem de reparar que gente é gente em qualquer lugar do planeta. Por isso, compilamos alguns exemplos para que você nunca mais ache que foi só o Brasil tem tosqueira na internet!!

Poses estúpidas no espelho
Você acha que o brasileiro inventou a foto no espelho do banheiro? E o odiado "Bico de Pato"??

Barracos no YouTube
Chorou de rir cheio de Vergonha Alheia quando viu barracos como "Pedro, cadê meu chip" e vários outros? Saiba queos brasileiros não são os únicos voyeurs a gravar brigas por aí e jogar no YouTube!

Analfas no Facebook
Pensa que só os brasileiros cometem atrocidades com a língua nas redes sociais? Pois está muito enganado!
Vale conferir todo o post do 9gag!

Mensagens em imagens bobinhas
Sim, tem isso na gringa também!
"Santans" foi forte!

~Cantores~ de YouTube
Se assustou com o gritão de barítono do Jefferson em "PARA NOOOOOOSSA ALEGRIAAA"? Pois conheça - se você ainda não conhece - o barítono americano que já fez história como viral da internê (ô, faz é tempo!). Com vocês: TAY ZONDAY!

Entrevistas muito loucas
Um cara é entrevistado para um telejornal, mas ele fala coisas muito estranhas de um jeito muito louco. Isso cai na internet e a galera aproveita pra musicar o vídeo, criando um baita sucesso. De quem estamos falando? Jeremias ou Antoine Dodson? Dos dois! XD
Vídeo original que gerou a bela versão do Auto-Tune The News!

Clipes muito doidos
Adolescente faz um clipe porque sonha em se dar bem no mundo da música. O clipe tem ~sérias~ restrições orçamentárias, conta com a ajuda (embaraçosa) dos amigos e de um chroma-key bem mal-feito. Rebecca Black ou Avassaladores? Mesma história!


O YouTube é meu confessionário
Lembra do sucesso "Mexeu com a Xuxa, mexeu comigo"? Saiba que, para defender a sua musa, seja a Xuxa ou a Britney Spears, o YouTube é a arma de escolha de todo o mundo! O "Leave Britney Alone" foi febre quando lançado, e, provavelmente inspirou o vídeo brasileiro.

Poderíamos continuar para sempre...
Mas já está bom por hoje. Então, lembre-se: por mais que as culturas sejam diferentes, a sociedade apresenta padrões bem parecidos de comportamento no geral, e isso se estende à internet. Os brasileiros não são melhores nem piores que ninguém, nem "estragam" redes sociais, já que pessoas de outros países apresentam várias características semelhantes, não por qualquer influência, mas porque são assim. 
E desde quando o Facebook (e a internet) virou um primor de chiqueza, com regras de etiqueta e tudo? Lembre-se que, se alguém te incomoda, é só cancelar sua assinatura, nada mais simples e nem precisa desfazer a amizade!
Ah, e lembra daquela página com o tal app para publicar gifs no Facebook, mencionada lá no início? Foi criada por dois MEXICANOS. MUAAH, beyjas!