October 29, 2010

E aí eu faço TILT #2

"Show me, show me, show me how you do that trick
The one that makes me scream" she said
"The one that makes me laugh" she said
And threw her arms around my neck
"Show me how you do it
And I promise you I promise that
I'll run away with you
I'll run away with you"


Spinning on that dizzy edge
I kissed her face I kissed her neck
And dreamed of all the different ways I had
To make her glow
"Why are you so far away?" she said
"Oh, won't you ever know that I'm in love with you
That I'm in love with you"


You
Soft and only
You
Lost and lonely
You
Strange as angels
Dancing in the deepest oceans
Twisting in the water
You're just like a dream


Daylight licked me into shape
I must have been asleep for days
And moving lips to breathe her name
I opened up my eyes
And found myself alone alone
Alone above a raging sea
That stole the only girl I loved
And drowned her deep inside of me


You
Soft and only
You
Lost and lonely
You
Just like heaven

(nos meus ouvidos quando de repente, embora não tão surpreendentemente... e aí eu TILT)

Adoro bicicleta


The Bike Song


Mark, chega aê loiro e de bicicleta, SEU LINDO!

October 28, 2010

Strangely familiar (SOMA)

+
=

Strangely familiar

Isso...
Debbie - Architecture in Helsinki
... bem me lembra isso:
Cake - Love You Madly

October 27, 2010

Contrapartida

Cada um posa com o símbolo da nação que lhe convém...

October 26, 2010

A minha review anti-hype do Arcade Fire

Olha, estou trollando de boa vontade qualquer site indie-hype-hipster-cult-moderninho de música que afirma com uma propriedade tirada de não sei de onde o que é bom, ruim e o que é fantásticamente insuperável nunca-antes-na-história-desse-país houve ou haverá coisa melhor do que aquilo que decidiram ser o hype-must do momento, o que no caso é o novo álbum do Arcade Fire, "The Suburbs". A boa é que esse álbum é o melhor do ano e que nada vai superá-lo, qualquer elogio é chover no molhado, pois não há mais elogios disponíveis no dicionário para se referir a ele. Depois de trollar essa presunção besta à uma das bandas mais "leite-com-pêra" que eu já conheci, decidi dar uma chance e peguei o tal álbum pra ver qual é desses "suburbanos" (sempre lembrando que suburbano americano é tudo criado com Ovomaltino, ao contrário daqui...).
O álbum é bom? Sim. É o melhor do ano? Não acho. Logo esse ano que foi "super mara" pra música, tanto álbum legal veio e ainda vem... Em "The Suburbs", lá pelo meio rola uma canseira, você já se perdeu, acha que está ouvindo a mesma música há 3 músicas. Além disso, parece que há um medo de ser pop (ou uma vontade imensa de ser magalomaníaco), o que acaba por prejudicar o potencial de várias canções. Minha mente de editora fica determinando pontos de corte das músicas. São longas demais, começam bem e se arrastam. É como se alguém fizesse um "radio edit" a coisa ia ficar muito mais dinâmica. Se elas tivessem entre 3 minutos, ia dar aquele frisson de ouvir no loop, MAS NÃO, tem que ser firuleiro, né minha gente? Tem gente que gosta. Gente de site hype parece gostar muito, faz review que parece que quer oferecer o corpo a sacrifício pro Arcade Fire, ou como se tivesse ganhando muito pra isso...
Ao todo, me deu a impressão de que esse álbum tocaria numa boa na Antena 1 em 2020, e isso não é necessariamente ruim. Ouvi mais de uma vez, com muita boa vontade, e só curti as duas primeiras músicas. São realmente muito boas. Ainda mais se ouvidas uma depois da outra, já que formam uma sequência indissociável (aliás, o álbum é todo ligado, curti. Pessoal tem feito isso pra inibir que a gente baixe mp3 pingadas, que ache graça em comprar o álbum e tal. Mas aí tem o Torrent, né? E a gente baixa tudo, porque essa suburbana aqui tá com pouca grana pra comprar leite-com-pêra).
Playa:
E qual é o melhor álbum do ano? "Brothers", do The Black Keys, mas essa é só a minha humilde opinião...

Ruivas

Coralie
Amy Adams
Shirley Manson
Jenny Lewis
Julianne Moore
Emma Stone
 Moi
Tem que puxar sardinha própria, né? =P

October 25, 2010

Imagem hipnotizante de segunda*

Não queria desligar a aba com essa foto. Coloco-a aqui pra não perder nunca mais. Agradecimentos eternos à @cissarego.
Como acompanhamento, o podcast de lançamento de seu último álbum na NPR, já postado aqui. 15 minutinhos de Jakob Dylan heaven.

*Inspirada na prática constante do Urca Rules.

Romantic dramatic film

Tenho um pouco de alergia a filmes românticos. Só costumo ver quando passa na TV a cabo, se eu não estiver com forças de encarar algo mais consistente. Tem uns em que a bestice chateia mais do que distrai. Fórmulas repetidas, gente fazendo o mesmo papel em todo filme e aquele final feliz forçado, desafiando a realidade. Não quero dar spoiler mas justamente pela não-forçação do fim que um dos meus filmes favoritos é "Nosso Amor de Ontem" (The Way We Were), que eu vi pela primeira vez há uns 7 anos e costumo rever toda vez que passa.
 O filme é de 1973, foi dirigido por Sidney Pollack e estrelado por Barbra Streisand e Robert Redford (muito mais gato do que o Brad Pitt jamais foi). Eu não sei dizer o que esse filme tem de mais -- uma das cenas de sexo mais risíveis que eu já vi? --, só sei que gosto da história dessas duas pessoas muito diferentes que tentam ficar juntas. Ela, por enxergar nele um potencial que nem ele mesmo conseguia enxergar. Ele, não sei bem por que, já vi várias vezes e ainda acho um pouco forçado ele ter começado a ficar com ela. Na vida real acho que nem isso. Talvez seja por ela gostar tanto dele, lhe fazia bem ao ego... A moral da história: o quanto conseguimos mudar por quem amamos, o que realmente vale a pena mudar, e o quanto estamos realmente dispostos a lutar para que dê certo? Pra certas pessoas, o caminho escolhido é simplesmente o mais fácil.
Acho mal interpretado como filme romantiquinho. Na verdade, são 2h de uma arrastação de asa pesada por parte da Barbra, o gera um clima bizarro, no melhor sentido da palavra. Aliás, já vi 4 filmes com a Barbra. Em todos eles ela fez o mesmo tipo de papel e só no mais novo consegui se dar bem (acho que aprendeu, depois de todos esses anos). É o papel de uma mulher diferente das outras. Bonita, mas não de modo convencional. Com personalidade forte, acaba se valendo de outros atributos pra se destacar -- ela ou é muito engraçada ou muito inteligente ou muito determinada. As suas atitudes e escolhas acabam sendo intimidadoras. Difícil demais, complexo demais, todas essas bullshits.
Minha cena favorita. Dá uma peniiiiinha... Ela luta demais e leva tudo muito a sério. Mas também, olha só o que ela pode conseguir:

October 22, 2010

Pérola significa

Beck + Borat no berimbau + duas baterias + maluco empolgadaço = joia! Tô aqui pensando se eu já vi algo tão emblemático...
Não conhecia esse vídeo, dica preciosa do @ronaldrios.

De, para, desde, por, sob, sobre Montreal

Sem tempo sobrando pra fazer mixtape... Essa semana trabalhei em mecanicidades com "False Priest" e "Hissing Fauna" do of Montreal em loop. Funcionou.
"False Priest" é o mais novo disco deles. A primeira audição foi eargasmática. Quis chorar de tão bom, não sentia algo assim desde que usei o Photoshop CS5. Nas seguintes já dá pra reparar que algumas das loucuras não funcionam no dia-a-dia do ouvido, mas algumas eu não consigo mais largar. O álbum vem louco, como é característica da banda, com influência bowieana e com muitas batidas funkeadas. E bowieano e batidas funkeadas é meu equivalente musical a "moreno e alto".
AH... e essas sequências indissociáveis!! Essas precisam ser ouvidas juntas:


E a letra mais pirada, música boa demais:
Daqui a um mês, eles no Planeta Terra. Não sei se sobreviverei emocionalmente a esse finde não...

October 20, 2010

"Mas as garotas, por mais que gostem de flertar com os cafajestes, acabam sempre escolhendo os bons moços"

Penso que talvez seja reconhecimento de algo que sempre esteve em mim, e algo que eu sempre fui, mas não tive certeza. Mas mesmo nisso, não tenho certeza (senão não seria eu). Dizem que Freud explica tudo ou quase, estou perguntando. A quem tudo sabe mesmo, Deus, perguntei timidamente. Não ortodoxamente, com orações sofridas e gritos estridentes de enlouquecer vizinhos. Conhecendo-me a mais tempo que eu mesma, Ele certamente sabe que este não é meu estilo. Perguntei baixinho entre canções, lembranças embaralhadas e olhos molhados. Ele parece querer que eu descubra sozinha. Até prefiro mesmo pensar que ele está se ocupando de coisas que até eu considero mais importantes, como em cuidar para que aquele bêbado andando pelo meio da rua, entre os carros, não se machuque. Eu, pelo menos, ainda consigo me manter na calçada. Ou daquele menino zarolho que veio me pedir trocados para se alimentar (de vício, provável e infelizmente). No entanto, há chances que eu também esteja zarolha.

October 19, 2010

Jogos vitais

Perder é terrível, mas nunca jogo pra ganhar, no sentido de montar estratégias, arquitetar movimentos e seguir certas regras. Jogo para me divertir. Da sinuca, boliche, buraco, Mortal Kombat à vida e ao amor, os êxitos chegam, quando chegam, quase por sorte, ou melhor, decorrentes das situações que se formam quando aperto todos os botões, atirando para todos os lados, operando no caos, experimental. De surpresa, libero um golpe, a bola cai na caçapa, surge um trunfo. Quando jogo, não quero pensar. A vitória nunca é certa, mas sempre divertida. Como todo jogo deve ser.
Divirta-se. Barra de espaço pra iniciar. Setas pra guiar.

October 18, 2010

Portas

1) Porta da frente de um apartamento em um condomínio caro:
2) Do lado de dentro de banheiro feminino em cinema cult:
3) Frases escritas do lado de dentro da porta do banheiro em campus de faculdade pública:
Pessoa A: Não deixem a porra do vaso mijado!
Pessoa B: Vai fazer diferença? Ninguém senta no vaso mesmo.
Pessoa C: Egoísta! Pense nos funcionários que vão ter que limpar. Custa não sujar?
Pessoa D: Que papo produtivo! Mas o vaso está limpo, e a porta não...

Tipo crossfade

Um brinde às sequências indissociáveis* de um álbum. Episódio de hoje: of Montreal, "Sink The Seine" + "Cato As a Pun", do álbum Hissing Fauna, Are You The Destroyer?
*Vou dar o crédito do termo pro Pedro Newlands, porque ele ficou tão alegrinho de tê-lo cunhado...

October 15, 2010

Mixtape #littlejoia 4

Hoje eu estou no ritmo do interiorrrr, sô! Então essa mixtape só tem trem bão: Zezé DiCamargo & Luciano, Leandro & Leonardo, Chitãozinho & Xororó, e coisas mais atuais como Luan Santana, César Menotti & Fabiano e João Bosco & Vinícius... NOT. 
Mas é tudo country hoje, galera. Play antes de trocer o nariz, ok? ;-)

Clicando no link acima, tem a lista das músicas. Pegue suas botas e o cinto de fivelão.

October 13, 2010

Imagem urgente

Simplesmente porque é importante que isso seja divulgado:
Gloriosa edição de 27/02/2000 - Los Hermanos de #mimimi na Capricho.
Agradecimentos eternos à Laura Dias, que disponibilizou tal registro.
Em tempo, já participou do concurso cultural do PapoPertinente? Você pode faturar uma camisa exclusiva do Loser Manos. Corre lá!

October 10, 2010

Digladiem-se

Eu vou ficar aqui ouvindo Neil Young.


Saguaro Moon, photo by Stefan Seip

October 8, 2010

Mixtape #littlejoia 3

Essas sou eu subindo na mesa.
Sem mais. Play.

October 7, 2010

Video (Science)

Agora com som e vídeo:
1) Tina Fey no David Letterman, provando porque é uma pessoa que todo mundo gosta. O apresentador toca num assunto um tanto pessoal, e a graça (engraçada) com que ela responde é... uma graça. 

2) Ewan McGregor no Revealed, da E! A apresentadora também toca num assunto delicado, só que... meio que involuntariamente. Se não quer assistir tudo, a graça básica está no primeiro minuto.

October 6, 2010

Audio (Science)

Coisas que eu amo, vamos lá:
1) Entrevista de 15 min com Jakob Dylan e suas backing vocals no Weekend Edition Saturday da rádio americana NPR. Na pauta, o lançamento de seu álbum "Women and Country". Jakob é um cara muito cool, tem ótimo humor e toca músicas lindas. Até o apresentador fica meio maravilhado. Mas pra mim, só basta ouvi-lo falar. Que voz, meu Brasil... que voz.

2) O DJ Lucio K disponibilizou um mashup ao vivo de 1h40. É uma amostra de um set dele. O resultado é acachapante: o cara simplesmente conseguiu reunir todas as músicas legais em um track de quase 2h. Sério, TODAS AS MÚSICAS. Toda hora te surpreende com uma outra mistura inusitada, um non-stop de canções que ficam maravilhosas intercaladas, mas que você nunca imaginou que soaria tão bem. Acho que eu não senti falta de nenhuma referência. Beatles com Beastie Boys, Gwen Stefani, The Cure e Kesha? Tem. No final, eu já estava em estado de choque, sem querer que aquilo acabasse nunca. Pois é, são quase 2h, mas vale a pena. Acredite:

October 4, 2010

Know your meme

Memes... Como eu expliquei isso na monografia? Vejamos:
Um meme é um elemento, que pode ser um vídeo, que consegue gerar uma série de respostas em sua referência (portanto, há graça somente quando o receptor já conhece o fato que inspirou a piada, reedição ou paródia), contando apenas com a iniciativa e criatividade da comunidade e sua intenção em fazer parte do assunto do momento, gerando forte disseminação no mundo web, na sociedade e nos comentários dentro e fora da internet.
Blá, blá, blá... enfim, o meme é uma piada coletiva. Surge de algo que várias pessoas acham engraçado e fazem suas próprias contribuições pra piada se espalhar. Imagine que você veja, por exemplo, uma foto do Leonardo DiCaprio assim:
 Se você for criativo, pode pensar em várias situações bizarras onde pode colocar o Leo desfilando felizão, como esta, a minha favorita:
Trilha sonora pro Walk-Off:

October 2, 2010

Melhores diálogos: Edição Extraordinária

I - ... aí eu tomei uma Stella Artois no pub em Londres...
M - Aaah, mas EU tomei Leffe na Bélgica. Beyjas!
N - Tá, mas você não tomou Jacques no Carvern Club. HADOOOOOOOOOOUUUUUKEEEEENNN!!


October 1, 2010

Mixtape #littlejoia 2

No Mixtape #littlejoia 2... oito músicas que talvez você não conheça, mas que eu humildemente acho que deveria. Por que não, né?
Essa não é uma mixtape sorumbática. É pra dar uma vibe "abraçando o desconhecido" à esta sexta cinza aqui no ridjanêro. Tem Grand National, Guster, Headlights, Loquat, Scott Matthews, Tahiti 80. Uma galera que eu também nem conheço muito, mas com músicas ótimas. Provavelmente uma galera injustiçada e sem hype (bom, é melhor do que ter hype injustiçado). Tahiti 80 chegou a tocar bastante em 2006 na Oi FM, assim como essa do Grand National. Mas sem muito vulto.
Headlights e Loquat vieram num microSD que integrava o mp3 player Sandisk que eu comprei em 2007. São fofas.
De mais, uma do OK Go pra tentar provar que eles são legais além dos clipes cheios de gueriguéri.
E Air, de esquenta pro show. =)
Se já conhece/gostou/curtiu/odiou, comente mái fréndi.
Proveita!